BLOG

Nutrição inteligente, impacto sustentável: os avanços na pecuária brasileira

5/06/2024 | Blog | 0 Comentarios

A nutrição de precisão na pecuária representa um avanço significativo para a eficiência e sustentabilidade na produção de bovinos. 

A pecuária brasileira é cada vez mais desafiada a alimentar a população global sem perder o foco na redução do impacto sobre os recursos naturais. Por isso, pesquisadores de todo o mundo buscam constantemente soluções para tornar a agricultura e a pecuária mais sustentáveis

As estratégias para reduzir os impactos nessa área requerem soluções inovadoras e integradas que beneficiem diversas partes da sociedade ao mesmo tempo que minimizam os potenciais conflitos entre os interesses econômicos, a produção de alimentos e as preocupações ambientais.

Neste 05 de junho, data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, este artigo objetiva apresentar algumas possibilidades para que a pecuária ande cada vez mais, lado a lado à sustentabilidade. 

O papel da nutrição de precisão na redução dos desperdícios 

A nutrição de precisão na pecuária é uma abordagem que otimiza a alimentação de bovinos com base nas suas necessidades individuais e nas características específicas de cada rebanho. Utilizando tecnologias avançadas e dados precisos, ela busca melhorar a eficiência alimentar, reduzindo o desperdício de alimentos e promovendo a sustentabilidade na produção pecuária.

A tecnologia envolve a formulação de dietas personalizadas para os bovinos, levando em consideração fatores como idade, peso, estado de saúde, produção de leite (no caso de vacas leiteiras) e as condições ambientais. Isso é feito através do monitoramento contínuo e da análise de dados, como consumo de alimentos, ganho de peso, composição corporal e parâmetros de saúde.

Com impacto direto na redução dos desperdícios, algumas das maneiras pelas quais isso é alcançado incluem:

  • Formulação precisa de dietas: ao ajustar as dietas exatamente às necessidades dos bovinos, evita-se excessos ou deficiências. Dietas mal calculadas resultam em desperdício de alimentos e aumento desnecessário de custos, enquanto a subalimentação pode levar a problemas de saúde e menor produtividade.
  • Monitoramento e ajuste contínuos: com o uso de sensores e tecnologias de monitoramento, é possível ajustar as dietas em tempo real, garantindo que os animais recebam a quantidade exata de nutrientes necessários, minimizando o desperdício.

Recentemente, pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste avaliaram, por um ano, dois grupos de vacas durante o período de lactação com dietas contendo teores de proteína diferentes. O Grupo 1 recebeu concentrado com 20% de proteína bruta, já o Grupo 2 teve o teor proteico do concentrado ajustado de acordo com as exigências nutricionais e a produção leiteira. O objetivo foi conhecer o impacto dessa intervenção no balanço de nutrientes (como nitrogênio e fósforo) e nos indicadores de desempenho ambiental. 

A variação no concentrado oferecido ao grupo 2 reduziu o excesso de nitrogênio no sistema produtivo em 7,6%; e o de fósforo em 6,3%. Os pesquisadores comentaram no estudo que a redução de excedentes dos nutrientes significa fazer uma pecuária ambientalmente mais eficiente, com isso o produtor terá mais facilidade no manejo dos resíduos e na obtenção da licença ambiental da fazenda. 

Os custos da produção de leite também são impactados. Com a quantidade ajustada de nitrogênio, produziu-se a mesma quantidade de leite da dieta com excesso do elemento. Isso significa redução do custo de produção, pela menor necessidade de aquisição do alimento proteico, lembrando que a maior parte do excesso de nitrogênio no grupo da dieta convencional vem da fertilização do solo e dos alimentos concentrados oferecidos aos animais. No caso do fósforo, do capim e do concentrado.

Então, como destacado anteriormente, quando há consumo excessivo de nitrogênio por meio da dieta aumenta-se o risco ambiental. O nitrogênio nas fezes e na urina tem potencial de volatilização, causando impacto na qualidade do ar, podendo contaminar o solo e as águas superficiais e subterrâneas. Já o fósforo é o elemento responsável pela eutrofização nos corpos d’água. Ou seja, em grande concentração na água, esses elementos podem alterar o ambiente aquático, com aumento da população de determinadas algas que irão depreciar a qualidade da água. 

Eficiência na mistura da dieta dos animais

Um outro ponto importante e que traz resultados ainda mais espetaculares para a nutrição de precisão é a eficiência na mistura da dieta dos bovinos. Considerada crucial para garantir que os animais recebam todos os nutrientes necessários de forma equilibrada, ela contribui para essa eficiência através da Ração Total Misturada (RTM). 

A utilização de misturadores da Casale, por exemplo, onde todos os componentes da dieta são misturados de forma homogênea, garante que os bovinos consumam uma dieta equilibrada em cada trato, melhorando a digestibilidade e a absorção de nutrientes. A ideia é que com o uso de equipamentos modernos, ocorra uma mistura precisa dos ingredientes, assegurando que cada porção da ração contenha a composição nutricional correta.

Além disso, os misturadores de ração total também permitem que o produtor de gado de corte adote técnicas que viabilizem maior sustentabilidade para a cadeia. Mas como? Reduzindo o ciclo (amparado por uma dieta equilibrada) e permitindo que a produção ocorra em menos tempo e em menor área. Assim, com o apoio de alimentos de maior qualidade e digestibilidade, também é observada a redução na emissão de gases de efeito estufa (GEE), afinal, ingredientes e corretas proporções utilizadas na formulação das dietas podem ser ferramentas na mitigação do metano ruminal.

Assim, de maneira resumida, a nutrição de precisão e a RTM contribuem significativamente para a sustentabilidade na pecuária de várias maneiras: redução da pegada de carbono, melhor utilização de recursos e bem-estar animal (BEA). Animais que recebem dietas bem formuladas são mais saudáveis e produtivos, o que reduz o estresse e a necessidade de intervenções veterinárias e medicamentosas. 

A Casale, por meio do seu portfólio de máquinas agrícolas, atua em uma pecuária moderna, eficiente e sustentável, sempre focada em inovar para alimentar vidas com maior qualidade e menor custo. 

Se interessou? Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores

Compartilhe:

Conversación abierta
1
¡Casale le agradece su contacto! ¿Cómo podemos ayudar?