BLOG

Casale 60 anos: uma história de sucesso e dedicação ao agronegócio

2/04/2024 | Blog | 0 Comentarios

É tempo de celebrar! Com 6 décadas de história, a Casale comemora inovação, pioneirismo e tradição 

Neste ano, a Casale celebra 60 anos e consolida os seus valores apoiada em experiência, confiança e inovação. Construindo hoje o futuro do agro, a empresa almeja um legado cada vez mais sólido e busca continuamente a excelência, agindo para a plena satisfação e sucesso dos seus clientes. 

Celso Casale, proprietário da Casale, destaca que falar sobre a empresa é recordar uma jornada intensa de muitos desafios e, principalmente, trabalho árduo. Celso iniciou na empresa quando a mesma já possuía 15 anos de existência e funcionava como uma oficina mecânica de caminhões e tratores. Pouco tempo depois, a empresa foi ampliando o seu escopo de trabalho e oferecendo ao mercado outros produtos, como roçadeiras de arrasto e carretas agrícolas. 

“Em 1979, éramos muito pequenos, com 12 colaboradores e muitas dificuldades para funcionar já que os processos eram desorganizados e a concorrência não dava tréguas. Ao longo dos anos, estudei melhorias e em 1981 adquiri a parte dos meus primos, que eram meus sócios. Assim, passei a atuar com equipamentos para usinas do setor sucroalcooleiro a fim de melhorar o rendimento. O negócio prosperou, construímos um prédio novo e em 1984 iniciamos a linha de produtos que trabalhamos hoje, os misturadores de ração total. Mesmo assim, só deixamos de produzir peças para outros setores na década de 90”, contou Celso. 

Naquela época, a Casale era a única empresa na América Latina a produzir os misturadores e Celso primeiramente se debruçou em educar e convencer o mercado sobre a importância dos equipamentos e os benefícios que eles poderiam proporcionar aos confinamentos. “Vencemos as dificuldades de vendas, lutamos muito para sobreviver por alguns anos e passamos a tomar fôlego em 1994, quando a inflação estava mais contida”, citou ele, lembrando que os desafios enfrentados foram de todas as ordens: desde custos elevados até a necessidade de capital de giro com o ônus dos altos juros. “Mesmo assim, sempre acreditamos em um futuro melhor, mirando produtos de qualidade, inovação e conquistando a extrema confiança do mercado.”

Casale: fonte de inspiração 

Para Ronis Paixão, CEO da Casale, o empreendedorismo e o arrojo de Celso são características que inspiram outras pessoas e todo o mercado. Ronis destaca o pioneirismo tecnológico da Casale, que sempre ofereceu soluções inovadoras para a pecuária a fim de construir uma marca pautada em confiança e excelência.  “Para mim, fica o desafio de dar continuidade a esse trabalho incrível realizado até aqui, sempre focando na satisfação dos nossos clientes e no desenvolvimento dos nossos colaboradores. A Casale hoje tem uma equipe incrível e conta com um time de gestão de alto desempenho”. 

Ronis citou que a fábrica foi completamente reestruturada embasada nos conceitos de Lean Manufacturing e Indústria 4.0, ampliando significativamente a capacidade produtiva e que recentemente inauguraram o Centro de Distribuição (CD) de peças para reposição, o que auxiliou no atendimento pós-venda. “Grande parte dos nossos pedidos de peças de reposição são expedidos em menos de 48 horas, sendo um diferencial muito grande no mercado, já que permite que as máquinas voltem a operar o mais rápido possível quando há alguma necessidade de manutenção”. 

Paixão explica que a Casale pretende intensificar o desenvolvimento de novos produtos e entender cada vez mais as necessidades e dores do mercado a fim de oferecer produtos e serviços que encantem os seus clientes e parceiros com soluções inovadoras, eficientes e de extrema qualidade. 

Honestidade e franqueza: máxima transparência nas operações financeiras 

No mesmo ritmo que a Casale se atualiza para atender as demandas dos clientes, está a área financeira, reconhecida por sua proatividade na adaptação às mudanças do mercado da pecuária, mantendo-se atualizada com as tendências e inovações do setor. Com a implementação de sistemas financeiros avançados para análise de dados e previsão financeira, a tomada de decisão se tornou mais ágil e eficaz. Outro aspecto importante dos últimos tempos foi a implementação de novas formas e condições de financiamento aos clientes, trazendo mais possibilidades e acessibilidade à aquisição dos equipamentos. 

Rodrigo Tavares, Diretor Financeiro, reforçou que um dos maiores marcos no qual testemunhou foi a implementação de uma sólida estrutura de governança corporativa. “Esse avanço representou uma mudança fundamental em nossa abordagem de gestão, promovendo maior transparência, responsabilidade e eficiência em todas as nossas operações financeiras. A melhoria do relacionamento com os agentes financeiros foi um dos resultados mais significativos, fortalecendo nossa credibilidade no mercado. Além disso, a estruturação dos processos internos da área financeira e controladoria trouxe maior organização e controle sobre nossas operações. Como resultado, experimentamos um crescimento sustentável e um desenvolvimento contínuo, consolidando nossa posição como uma empresa financeiramente sólida e bem gerida na indústria do agronegócio”.  

 Rodrigo comemora o aniversário de 60 anos da empresa destacando que é uma honra fazer parte dessa jornada incrível e testemunhar o crescimento e desenvolvimento da empresa ao longo dos anos.

Competitividade para a pecuária brasileira

 Jaqueline Casale Pizzolato, Diretora Comercial da Casale, destacou a importância do movimento que a empresa fez há anos ao vislumbrar tecnologias e inovação, o que a diferenciou do mercado e a tornou promissora no setor da pecuária. Desde então, a empresa aprimora e desenvolve tecnologias, fator essencial para a competitividade da produção bovina brasileira. 

“Nossas soluções andam lado a lado do crescimento da produtividade no campo além da maior qualidade da carne e do leite produzido. Os misturadores de ração total potencializaram a intensificação da pecuária nas décadas de 80 e 90, porém, sistemas mais intensivos demandaram um certo tempo para amadurecer no Brasil, fato que acabou sendo um desafio a ser superado na história da Casale. Por isso, a reinvenção de produtos em diversos segmentos ao longo desse período foi crucial até chegarmos neste momento vivenciado agora, no qual a pecuária é o carro-chefe a ser trabalhado dentro da indústria”. 

Um outro desafio apontado por Jaqueline são as consequências da sazonalidade expressiva da pecuária, o que exigiu excelência na gestão de caixa para que a empresa atravessasse momentos de baixa com segurança. “Atingimos a maturidade nesse quesito e hoje conseguimos operar em épocas desafiadoras com êxito. Para finalizar, gostaria de reforçar que a Casale sempre se manteve relevante e competitiva em sua trajetória embasada na inovação, sendo pioneira em tecnologias e trazendo aquelas que realmente importam e agregam para os produtores”. 

Pessoas: o maior patrimônio 

A Casale ressalta que um dos seus principais valores é “tratar as pessoas com respeito e cordialidade”, fato que impacta na sua extensa rede de colaboradores. Um retrato desse cuidado e preocupação são os 50 anos “de casa” do colaborador Aparecido de Oliveira, Especialista de Manutenção Técnica.  Segundo Chicão, como ele amigavelmente é conhecido pelos clientes e colegas, ter oportunidade de trabalhar na Casale desde 1973 é algo inexplicável. “Eu não saberia trabalhar em outro lugar, afinal, foi nesta empresa que me desenvolvi e atuei em vários setores, sempre me capacitando por meio de cursos e treinamentos”. 

Chicão lembra quando – juntamente ao Celso – participou do desenvolvimento do primeiro misturador de ração total da Casale destinado aos confinamentos para bovinos em uma época em que o equipamento não existia no país. “Acompanhei todo o processo de perto com muito orgulho e essa lembrança é inesquecível. Ao longo dessa jornada, me emociono em dizer que conquistamos muitas coisas e a Casale sempre foi muito maravilhosa na minha vida, é como se fosse uma filha para mim”.    

Ainda abordando as redes de pessoas envolvidas no negócio, Marcelo Carvalho Dias, cliente da Casale desde 1988, destaca o estreitamento do vínculo com a empresa que – paralelamente a uma parceria comercial bem sucedida – felizmente houve um forte vínculo de amizade com toda a família Casale. “Quando procurei a empresa, ela só ofertava o vagão distribuidor e, prontamente, o Celso se prontificou em produzir um misturador com três roscas para na sequência, adquirirmos. Após isso, em visita aos EUA, conhecemos um misturador de quatro roscas e – após a Casale fabricá-lo – compramos ele em 1995, inclusive, uso ele até hoje. Na sequência, adquiri as versões mais modernas e o Feeder-SC para usar na terminação intensiva a pasto (TIP). É uma história de muita parceria e sucesso”, completou.  

Na mesma linha, Ivoney Augusto Casali, Presidente da Ditrasa, que foi uma das primeiras revendas compradoras de vagão da Casale, relembra os mais de 40 anos de parceria junto a Casale e a primeira negociação feita a um cliente com o auxílio do Celso. “Desde 1976, quando a Ditrasa começou no mercado, o relacionamento com a Casale é bem próximo, inclusive, no âmbito pessoal. A matriz da Ditrasa em Patos de Minas/MG é revenda fidelizada à Casale, assim como, todas as nossas filiais e sem dúvidas, queremos continuar essa parceria já que somos extremamente bem alicerçados. Parabenizo o Celso e todo o time Casale pelos 60 anos, destacando que acompanhei todo o crescimento da empresa e posso dizer de boca cheia que o Celso foi um guerreiro. Ao meu ver, o processo sucessório que já ocorre na Casale é fundamental para o seu sucesso”.  

Mesmo de olho em tudo o que acontece no mundo em termos de tendências e tecnologias, a Casale não descarta a boa conversa com as pessoas do campo e produtores por quais ela passa. A ideia é – cada vez mais – entender as suas dores e necessidades para a realização das tarefas diárias que se propõe. Nesses 60 anos de vida, a Casale reforça o seu comprometimento em alinhar a inovação com as demandas dos seus clientes e o espírito de sempre se manter na vanguarda do setor em que atua. Obrigado a todos vocês que fazem parte da nossa história! 💚

Compartilhe:

Conversación abierta
1
¡Casale le agradece su contacto! ¿Cómo podemos ayudar?