BLOG DA CASALE

Manutenção preventiva dos misturadores de ração total: uma estratégia para reduzir custos operacionais (e dores de cabeça!)

31/10/2023 | Blog | 0 Comentários

A manutenção preventiva dos misturadores de ração total para bovinos é fundamental para garantir a qualidade do produto final, a eficiência da produção e a rentabilidade do negócio. 

Lembra aquela antiga e conhecida frase “prevenir é melhor do que remediar”? Pois bem, ela continua mais potente e atual do que nunca e se enquadra perfeitamente no setor de manutenção preventiva dos misturadores de ração total. 

Além de garantir o bom funcionamento dos equipamentos e prolongar a sua vida útil, a prática busca identificar e corrigir possíveis falhas e desgastes antes que se tornem problemas graves, evitando paradas indesejadas e prejuízos financeiros, e o principal, estresse no time de operação, animais com trato atrasado e famintos

Ao realizar a manutenção preventiva, é possível verificar o estado dos componentes da máquina e substituí-los antes que ocorram problemas. Além disso, é possível realizar limpezas e lubrificações adequadas, prevenindo o desgaste prematuro. Também, ajustes e calibrações necessárias para garantir a eficiência na pesagem e precisão da mistura da ração total. Dessa forma, é possível realizar reparos simples e rápidos, evitando que ocorram paralisações prolongadas que possam afetar a mistura da dieta e o bem-estar dos animais.

Segundo Márcio Loureiro, Gerente de Satisfação do Cliente na Casale, é intrínseca uma maior precisão na disponibilidade e atuação operacional das máquinas no campo.  

“A manutenção preventiva é fundamental para garantir a funcionalidade dos equipamentos, o que contribui para o baixo custo operacional do produtor. No confinamento de gado de corte, a alimentação regrada com horários definidos e uma boa mistura da dieta são fatores determinantes para o aumento de peso constante e saúde do rebanho. No leite, o impacto é sentido na qualidade da matéria-prima final e no volume diário  produzido. É por isso que a manutenção preventiva está relacionada à maior rentabilidade do produtor rural. A regra é: a maior disponibilidade operacional dos equipamentos maximiza o desempenho dos animais e – consequentemente – o favorece na rentabilidade dos clientes”, explicou Márcio. 

E quais são os principais problemas que podem ocorrer em misturadores de ração não submetidos à manutenção preventiva?

  • parada indesejada do equipamento,  gerando indisponibilidade operacional;
  • elevação do custo de manutenção através da quebra de peças adicionais;
  • queda na qualidade da mistura da ração em função da ausência da troca dos materiais de desgaste e;
  • influência negativa no rendimento da engorda e na oferta de leite

Márcio reforçou que a manutenção preventiva tem papel fundamental na vida útil dos equipamentos. “É por meio de ações periódicas e programadas que são verificadas as condições operacionais e visuais deles. Assim, na sequência, é promovida a troca de peças, regulagens, reapertos e expostas as orientações necessárias aos times de operação e manutenção. O objetivo é manter a longevidade dos componentes das máquinas”, completou. 

Inauguração do Centro de Distribuição de Peças da Casale 

Foi pensando nos pontos abordados acima que a Casale inaugurou neste mês de outubro o seu Centro de Distribuição de Peças. Esse importante passo reforça ainda mais a inovação, uma das principais características do DNA da empresa. 

A novidade é um importante passo na estratégia da Casale em atender com constância e excelência todos os seus clientes, e encanta-los com o atendimento. A ideia focal é oferecer peças de reposição para todas as linhas de produtos do portfólio à pronta entrega em um espaço diferenciado e com operação exclusiva para o atendimento de pós-venda. Além disso, propiciar uma experiência única aos clientes, atendendo mais de 80% de todos os pedidos de peças em até 48 horas, a partir da confirmação do pedido. 

A separação das operações logísticas da fábrica e do pós-venda celebra um grande passo da Casale rumo à excelência do atendimento de peças e suporte de todas as linhas de produtos em todo o Brasil. Vale destacar que as peças são originais, o atendimento é diferenciado, ágil e com a qualidade que os clientes e parceiros Casale merecem. 

Aproveite, entre em contato e faça a cotação de peças (16) 3411-5000 (WhatsApp).
Casale: rumo a resultados superiores.

Compartilhe:

Abrir chat
1
A Casale agradece seu contato!
Como podemos ajudar?