Entenda a importância de investir em Compost Barn

Provavelmente, você já ouviu falar de Compost Barn. É um sistema de instalação em espaço aberto, que prioriza o conforto animal. Esse sistema está em alta no país e você pode conhecer algumas de suas vantagens abaixo. Confira.

O sistema Compost Barn surgiu em meados dos anos 80 nos Estados Unidos com o objetivo de oferecer mais conforto para o animal em confinamento. É derivado do “bedded pack” (ou, em tradução livre, “sistema de cama sobreposta”), a qual serve como uma barreira física entre a vaca e o esterco.

No Compost Barn, os animais ficam em um galpão coberto, com uma área de cama coletiva. Nele há um espaço para livre circulação, com um sistema de ventilação para remover o calor produzido pela compostagem e pelos animais. Neste modelo, há uma preocupação tanto com o conforto térmico quanto com o bem-estar do gado leiteiro.

Esse sistema de confinamento chegou ao Brasil em meados de 2001 e concilia o equilíbrio da produção e o meio ambiente, graças às ações dos microrganismos que usam a matéria orgânica como substrato. As fezes e a urina das vacas fornecem nutrientes essenciais para que aconteça o processo de compostagem. 

Manutenção constante

Para que o processo ocorra com a eficácia desejada, é preciso que ocorra a  manutenção constante nos níveis de oxigênio, água, temperatura e matéria orgânica. Isso favorece a produção de calor para secar o material e reduz a proliferação de microrganismos patogênicos. Para isso, o revolvimento do substrato duas vezes por dia é operação essencial para manter a qualidade da fermentação aeróbica – ou seja, que utiliza o oxigênio – mantendo-se a qualidade do substrato e portanto da saúde animal.

Essa prática diminui as taxas de doenças, principalmente às que estão ligadas ao casco e às glândulas mamárias. O Compost Barn aumenta o bem-estar bovino e gera menos gastos com descarte de leite e remédios, já que o gado fica menos propenso a apresentar problemas de saúde. Além disso, com a popularização do modelo nos últimos anos, houve uma redução nos custos de implantação e manutenção, tornando-o mais acessível para pequenos e médios produtores.

Substratos comumente utilizados para o compost barn são: serragem, maravalha e sobras de corte de madeira. Produtores têm inovado e testado também outros substratos como casca de café e demais materiais orgânicos secos.

 Vantagens – Gado mais saudável

O Compost Barn possibilita um controle maior sobre a nutrição dos animais. Por isso, uma boa dieta aliada a um ótimo misturador ajuda a manter um equilíbrio na saúde, o que impacta diretamente no aumento da produção. Esse sistema também garante a diminuição de moscas e carrapatos, já que mata as larvas desses insetos durante a fermentação. Por conta da ausência de solo no galpão, os carrapatos têm dificuldades em concluir seus ciclos de vida.

É comum neste modelo haver redução nos problemas de cascos, já que as vacas possuem mais espaço para se movimentar e deitar. Além disso, quando em pé, os animais permanecem em uma superfície macia.Com a melhoria dos cascos, os animais que estão em compost barn manifestam com mais facilidade o cio, o que melhora a taxa de detecção pelos tratadores. Assim, este sistema otimiza também o controle do ciclo reprodutivo dos animais.

Fale conosco!

 Maior produção de leite e com qualidade superior

 Uma outra consequência que pode ser listada é a melhoria da qualidade do leite, já que há a redução das células somáticas (CCS) e menor incidência de mastite. Esse fato pode ser explicado tanto devido a melhor higiene do gado leiteiro antes da ordenha, quanto pela melhoria de seu sistema imunológico.

 Ao aliar este modelo de confinamento com uma alimentação controlada e de qualidade por meio da ração total, certamente os produtores irão notar um aumento significativo na produção leiteira. Isso porque, com uma mistura balanceada e homogênea, sem conseguir selecionar o que come, os animais garantem todos os nutrientes necessários para a máxima produção de leite. 

 Por isso, também, o misturador de ração é essencial para o sucesso de seu Compost Barn. Mesmo se houver um investimento em componentes de qualidade e uma receita balanceada, uma mistura incorreta irá gerar o consumo irregular de nutrientes pelo gado. O que afeta diretamente a produção leiteira tanto em quantidade quanto em qualidade – além de prejudicar a saúde do animal. 

A utilização de um misturador de ração total de alta qualidade como o da Casale, proporcionará um leite com maior quantidade de sólidos. Com gordura e proteína superiores, possibilitando assim ter bonificação no preço do leite em alguns laticínios.

  O Compost Barn, para muitos produtores, é vantajoso pelo seu baixo custo de investimento inicial se comparado ao método free stall. Ainda em comparação, no Compost Barn não há a necessidade de investimento em um sistema de lavagem de areia utilizada nas camas (e seu respectivo custo operacional), uma vez que o próprio substrato viabiliza o conforto animal. Além disso, após a fermentação, o substrato é utilizado para adubo orgânico, o que influencia muito no custo geral da propriedade, uma vez que há grande economia em fertilizantes.

 Maquinário necessário para maior lucratividade no Compost Barn

 Além do misturador de ração total, citado acima, necessário para garantir a dieta balanceada e homogênea, há outros fatores que influenciam. Alguns outros maquinários são importantes para que o Compost Barn atinja a sua máxima eficiência sustentável e econômica. 

É muito importante a utilização de maquinário específico para aerar o substrato, como o escarificador, duas vezes ao dia ou conforme as medidas de profundidade de 25 a 30cm (pode chegar até 40cm). O escarificador não deve tocar a terra. Quando há a mistura com a cama, pode criar um adobe e ocorre a compactação da cama.

De tempos em tempos, é necessário trocar todo o substrato utilizado no Compost Barn, com isso, sua fazenda terá um excelente fertilizante para a sua lavoura. Desse modo um ciclo é fechado e há uma  grande redução de custos na produção de silagem. Já que será utilizado para a fertilização do solo a matéria orgânica altamente nutritiva após a fermentação com as fezes e urina dos animais.

Máquinas especializadas

Alguns produtores utilizam máquinas projetadas para distribuir calcário nessa operação, o que economicamente não é vantajoso. Essa opção traz grande custo operacional, já que distribui em faixas estreitas e de forma lenta, o que reduz a vida útil do equipamento e não garante homogeneidade na distribuição.

Para essa operação existem máquinas especializadas como a LEC da Casale, que garante a distribuição com baixo custo operacional. Essa máquina consegue distribuir em uma faixa de até 12 metros de largura e com grande agilidade e maior homogeneidade na distribuição no solo. Assim, conte com a linha de Distribuidores de Esterco e compostos orgânicos da Casale, a linha LEC, que possui a maior vida útil, também por ser galvanizada à fogo e tem menor custo operacional do mercado. 

Para aumentar os resultados econômicos e com maior sustentabilidade ambiental no seu Compost Barn, é muito importante o investimento em tecnologias apropriadas. Conte com a Casale para máquinas que os ajudam a ter uma melhor conversão alimentar, com maior eficiência nutritiva e um consequente aumento de sua produção e resultados econômicos da sua propriedade.

Se você quer saber mais sobre nossos misturadores, distribuidores de esterco e compostos orgânicos ou qualquer outro implemento agrícola da Casale, preencha o formulário abaixo. Nossos consultores entrarão em contato com você.


Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
1
A Casale agradece seu contato!
Como podemos ajudar?