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Como a Casale está investindo em sua cultura organizacional!

O desenvolvimento da cultura organizacional é uma das maiores prioridades da cultura corporativa contemporânea. Motivação, engajamento dos colaboradores e resultados positivos com os clientes: estes são alguns dos benefícios gerados por uma cultura organizacional fortalecida e alinhada com os propósitos, missão, visão e valores de uma empresa. A Casale tem buscado investir e desenvolver o alinhamento cultural com foco em relacionamento e inovação junto aos seus colaboradores, através de estratégias como o Programa SOMA. Por meio dele, a empresa oferece treinamentos para os líderes e as equipes que fazem parte da companhia.

O Programa SOMA teve o seu início em 2020 e segue em atividade pela Casale. Ele tem como foco a mudança da cultura a partir das relações entre os colaboradores da organização. O programa é baseado em processos holísticos de autoconhecimento e formação de líderes e se estrutura da seguinte forma: 70% atividades práticas, 20% troca de experiências e observação e, para fechar, 10% cursos formais. O trabalho é um processo em andamento bastante voltado à cultura emocional.

Desenvolvimento da cultura organizacional através das soft skills

O desenvolvimento de cultura emocional é uma preocupação recente no mercado, e ações nessa área costumam ser iniciadas a partir de pesquisas internas sobre o clima organizacional ou de outros fatores identificados no dia a dia da empresa. A busca por mudanças comportamentais costuma surgir a partir da identificação da demanda, de alguma queixa que surge na equipe. 

No dia a dia dos colaboradores, o desenvolvimento das chamadas “soft skills” (habilidades comportamentais, comunicação, trabalho em equipe) tem um impacto duradouro nos relacionamentos, no trabalho em conjunto e na empatia, e são refletidos nos resultados alcançados pelo grupo. Trata-se de uma etapa essencial no desenvolvimento da cultura organizacional.

De acordo com Diego Tessari, gerente de pessoas e cultura da Casale, as ações para o fortalecimento da cultura organizacional foram impulsionadas pelas mudanças e transformações que vinham acontecendo internamente na empresa. “Cultura organizacional é um conjunto complexo de valores, crenças e ações que definem a forma como uma organização conduz seu negócio.  É importante para o aumento da diversidade cultural, para ter mais foco na melhoria de desempenho, para o entendimento das necessidades expressas pelas pessoas que fazem parte da empresa e para fortalecer a governança corporativa, compliance, ética e conduta”, diz.

“Em momento de transformação cultural temos também a necessidade de mudanças na forma como vemos, sentimos, agimos e nos relacionamos então o desenvolvimento comportamental. O maior desafio foi iniciar a mudança. Agora é viver todo o processo para colhermos os melhores resultados”, pontua Tessari.

Desenvolvimento da cultura organizacional para além das questões internas

O trabalho realizado pela equipe da Casale não se encerra na cultura interna, e é refletida no encantamento do público externo. De acordo com o gerente de satisfação do cliente da Casale, Marcio Loureiro, apenas a oferta de produtos e serviços de qualidade não são suficientes no mercado atual, e é necessário levar os aprendizados também para o relacionamento com o cliente.

“A Casale trabalha para  um encantamento externo e sabe que, sem o encantamento interno, isso não será consolidado. Colaborador satisfeito e engajado reproduz a melhor experiência também para o cliente”, afirma. “Nós entendemos que o encantamento e a satisfação dos clientes formam um diferencial competitivo no mercado. Para se destacar, é preciso praticar a Cultura Centrada no Cliente, ou seja, tudo o que a Casale entrega de valor deve estar perfeitamente alinhado com as necessidades e expectativas dos nossos clientes, bem como com a nossa missão, visão e valores organizacionais, já consolidados com 57 anos de mercado.”

Os aprendizados adquiridos nos treinamentos e programas internos, segundo Marcio, já vêm surtindo efeitos: com a aplicação de novas metodologias de apresentação, comunicação e entregas de produtos, as pesquisas de satisfação de clientes e o aumento representativo nas vendas indicam um retorno positivo. 

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