+55 (16) 3411-5000
  Rod. Washington Luís, km 237, São Carlos - SP/BR
  • Home
  • Company
  • Products
  • Sales
  • More
  • Contact

A Colhedora CRC-AP garante alta produtividade e auxilia na produção de silagem de capim com mais economia e aproveitamento do alimento pelo gado

São Carlos (SP) - Sempre pensando em otimizar a rentabilidade produtiva da pecuária, a Casale oferece ao mercado a colhedora de forragens CRC-AP para maximizar a produção de silagem de capim. Processo que demanda cuidado, bom manejo, adubação correta e também uma máquina que garanta cortes das forragens de forma adequada, sem danificar a fibra do volumoso e sem paradas. Assim, o manejo das pastagens é otimizado, sem desperdício e sem aperto na época de seca.

De acordo com o consultor especializado em pastagens, Wagner Pires, da Wagner Pires Consultoria (Indaiatuba/SP), o método de ensilagem ganha expressão por todo País, pois se torna uma importante fonte de fibra nos períodos de seca. “Armazená-lo torna-o estratégico nos momentos de necessidade”, pontua.

Ele alerta que este processo não é realizado no momento da perda fisiológica da gramínea, pois é necessário a folha verde. O ideal, segundo Pires, é realizar o corte e colher o capim antes das perdas para que o pecuarista armazene a melhor disponibilidade de nutrientes para utilizá-la posteriormente. “Muitos produtores têm a impressão de que a silagem não compensa porque quando a máquina corta e compacta o capim a quantidade da massa diminui visivelmente. Mas isso é apenas porque o capim foi compactado. A silagem é uma das alternativas mais econômicas para nutrição de animais no período de seca, sendo um produto que pode ser estocado de maneira a preservar sua qualidade”.

O presidente da Comissão de Pecuária de Corte da FAEG, Maurício Velloso, também destaca que a silagem de capim é um manejo indispensável para poder equilibrar o suporte do rebanho durante o período seco. “E muito mais do que isso, para fazer o necessário sequestro do rebanho, naquele período de transição da seca e do início das águas, o momento mais delicado e difícil de alimentação e oferta de forragem para o gado - que considero o manejo mais importante dentro da propriedade pecuária”, expõe e completa: “Essa prática de manejo, ela é nada mais do que você racionalizar a oferta de forragem e garantir a saúde da pastagem e a saúde do rebanho, principalmente em função da operação de sequestro”.

A Embrapa Pecuária Sudeste ressalta a importância da silagem, destacando sobre  “A necessidade de assegurar a alimentação dos animais, com volumoso de boa qualidade, em período de estiagem (seca), pois a utilização da silagem é uma importante alternativa para os produtores minimizarem seus prejuízos ocorridos pela perda de peso dos animais nesses períodos”.

Particularidades da CRC-AP. Além de auxiliar em um processo tão importante para a pecuária como a silagem de capim, o equipamento Casale é singular nas mais variadas funcionalidades. A colhedora de forragens oferece ao produtor rural alta performance, produtividade e baixo custo de manutenção, permitindo assim que o alimento chegue em perfeito estado para o trato dos animais, resultando nisso em uma forragem de elevada qualidade, seja fornecida fresca ou após seu armazenamento.

O implemento pecuário é mais eficiente do mercado, capaz de colher forragens úmidas sem “embuchar”, e de garantir um excelente tamanho de corte, podendo ser regulado para obter medida ideal da partícula de forma uniforme e padronizada. Diferentemente daqueles presentes no mercado, que repicam a ponta, o CRC-AP corta sem dilacerar o caldo, facilitando a rebrota. Todos esses adjetivos são garantidos pelo seu repicador cilíndrico que possui 24 facas que, quando em movimento, atinge alta rotação.

Outro ponto alto da CRC-AP é sua atenção à eficiência e bem-estar operacional. Com seu sistema de afiador de facas automático do rotor repicador, patenteado Casale, é possível afiar as facas no próprio campo e sem expor o operador ao risco.

A máquina possui função de descarga traseira facilitada que permite o enleiramento, deixando um rastro de capim para a produção de pré-secado - medida de suma importância para melhoria da compactação, evitando o excesso de água no capim a fim de que não perca seus nutrientes - para posteriormente facilitar o recolhimento da forragem, otimizando todo o processo da colheita com apenas um implemento.

Sua bica de descarga é controlada hidraulicamente, facilitando seu manuseio, e pelo mesmo sistema é possível calibrá-la a uma altura de corte de até 30 cm. O operador agiliza o trabalho sem precisar descer do trator para executar a regulagem.

Como acessórios opcionais, a CRC-AP oferece suplemento de bica e aplicador automático de inoculante. Ou seja, enquanto a faca repica e lança a matéria-prima para o caminhão o aplicador age a fim de melhorar a fermentação em tempo real, impedindo o crescimento de microorganismos capazes de degradar o alimento.